Crianças têm acesso a escolas cristãs no norte do país

As comunidades cristãs do norte da Nigéria são excluídas do acesso a serviços sociais ...

04/09/2017 - Por: Isaque Chavier

As comunidades cristãs do norte da Nigéria são excluídas do acesso a serviços sociais básicos, como educação, saúde e até mesmo água (que vem de poços). Como parte disso, alunos cristãos têm seu direito à educação rotineiramente negado. Isso acontece porque essa região do país, predominantemente muçulmana, é em grande parte governada pelo conjunto de leis islâmicas, sharia.

Desde 2005, a Portas Abertas tem tido a oportunidade de colaborar com várias escolas em diferentes Estados da região. As frentes de trabalho são variadas, dependendo da necessidade de cada comunidade. Em alguns lugares, escolas foram construídas; em outros, salas de aulas, laboratórios, escritórios, dormitórios, lavabos e bibliotecas foram mobiliados e devidamente equipados. Eles também receberam doações de livros didáticos e de acervo para biblioteca.

Foram abertas 16 escolas no total: cinco em Katsina, cinco em Kano, quatro em Bauchi, uma em Zamfara e uma em Kaduna. Parte do nosso trabalho também é oferecer treinamento para professores e para os colaboradores da área administrativa. Em alguns casos, poços também foram providenciados. Todo o trabalho é mantido devido à generosidade de nossos parceiros ao redor do mundo.